sábado, maio 16

ESTAMOS NA PARÓQUIA

Átila da Silva, pr.

A palavra “paróquia” tem origem na língua grega e compartilha conosco mais um sentido indispensável que precisamos ter no coração acerca da Igreja de Jesus. ‘Paróquia’ significa “Peregrinação” e pároco “peregrino”.
A Igreja, que se constitue por pessoas transformadas pelo andar diário com Cristo, é chamada à peregrinação (Paroiquía – paróquia - Hb.11).
Embora a Igreja seja peregrina, alguns dos seus peregrinos, acabam estacionando no caminho. 1Pe.2:11 nos chama a atenção para isso: “exorto-vos como peregrinos a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra alma”. É interessante que a mesma palavra ‘carnal’ ocorra em 1Co.3:1 e nos ajude a entender essa expressão de Pedro. Aqui, Paulo diz que existem discípulos carnais. E ali, Pedro diz que essa carnalidade está dentro do peregrino. A atitude infantil de alguns cristãos (“Não vos pude falar como espirituais, mas como carnais, como crianças em Cristo”) é revelada pelas intrigas que causam e pelas disputas sem sentido dentro da Igreja. Quer ver um crente carnal? Veja sua atitude! Ele ajuda, cria laços, investe em pessoas, acerta seus relacionamentos, olha nos olhos? Não? Então é espiritualmente infantil. Não importa a idade do peregrino ou quantos anos tenha encontrado com Cristo, ele pode ser um carnal. Esses desejos carnais, são comportamentos infantis, são posturas próprias da criança que diz: “-Se não é como eu quero não brinco mais”, e vai procurar outro lugar onde sua vontade seja feita.
Carnalidade faz você estacionar na vida cristã!
Foto: www.caminhodesantiago.com

Nenhum comentário: