sábado, maio 16

A FÉ DO PEREGRINO

Átila da Silva, pr.

O discípulo de Jesus é um peregrino de passagem neste mundo. A forma com que irá passar pela vida está ligada à fé. Se ele terá sucesso ou fracasso, se estará seguro em meio aos problemas do dia-a-dia ou não, se terá apoio e um lugar onde refugiar-se ou ficará por conta própria, todas essas realidades serão definidas pela sua definição de fé. Muitas pessoas raciocinam a sua fé com base em sentimentos. Isso a torna algo etéreo, imensurável, sem nenhuma forma de ser avaliada,a não ser pelo que se sente. Se sinto a presença de Deus é porque Ele está aqui. Se não sinto... Se o culto me tocou, foi maravilhoso e cheio da presença de Deus. Se não senti nenhuma reação emocional favorável é porque algo está errado com os irmãos,com a direção da música ou com o pastor. “-Esse pessoal já esteve mais ungido!”, decretam. Mas a fé sentimento ou puramente filosófica não é a fé do peregrino.
Hb.11:1 define a fé do peregrino como “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”. As ‘coisas’, segundo o capítulo 11, são as ações que Deus realiza. Os ‘fatos’ são as afirmações, as palavras que Deus diz. Quando o peregrino anda ao redor de Deus, examina, medita, pratica a Sua Palavra e está em comunhão com outros peregrinos, acaba por conhecer as coisas que Deus faz e, muitas vezes, porquê Ele as realiza. Logo, sua fé é baseada em Deus e não em sentimentos. Sua fé tem respaldo nos fatos do Senhor e não em circunstâncias. Ele é fortalecido e consegue interagir com as ocasiões, os acontecimentos, e tudo mais, segundo a vontade de Deus. Sua oração é repleta de discernimento e movida segundo as motivações do seu Senhor. Quanto mais conhece a Palavra melhor desenvolverá a fé do peregrino.
Como conhecemos um peregrino? Veja como sua vida serve outros e como busca conhecer e aprofundar-se no estudo consistente e contextual da Bíblia. É um bom começo.
Será que você passaria nesse teste? Ou sua fé é só sentimento que é diluido no medo, na ansiedade e na raiva...
“Sem a fé certa é impossível agradar a Deus”!
foto: tamarafreire.wordpress.com

Um comentário:

pr. Edgard disse...

Mestre muito legal essa mensagem, parabéns e q Deus continue a te abençoar