Átila da Silva, pr.
Existe uma grande ligação de significado entre os textos do Evangelho de Marcos, capítulo 10 e versos 43 a 45 e do Evangelho de João, capítulo 13 e versos de 13 a 17.
Existe uma grande ligação de significado entre os textos do Evangelho de Marcos, capítulo 10 e versos 43 a 45 e do Evangelho de João, capítulo 13 e versos de 13 a 17.
A significação compartilhada passa desapercebida à leitura superficial que estamos acostumados a fazer (influência direta do desprezo pela reflexão aprofundada da Palavra de Deus).
Nestes textos Jesus aparece ensinando. O primeiro é o centro do Evangelho de Marcos, enquanto em João o texto inaugura o segundo volume deste Evangelho, relacionando o resumo das instruções de Cristo. O quadro abaixo demonstra como os ensinos estão relacionados:
(Confira os textos bíblicos!)
Uns devorando os outros...

Foi registrada por Marcos a declaração incisiva de Jesus: entre os peregrinos NÃO É assim. Ele não disse "não pode ser assim", a afirmação é clara e objetiva: quem está na peregrinação, quem está seguindo como discípulo, não vive assim, pois sua opção é outra. Já em João está registrada a declaração contrária: entre os peregrino É assim. Ou seja, aqueles que têm Jesus como Mestre e Senhor optaram por moldar sua maneira de viver o dia a dia a uma forma muito diferente daquela reinante na sociedade ao redor.
É interessante ver como muitos encontros eclesiásticos tratam os "novos convertidos". Apressam-se a oferecer um evangelho de João, um boletim com a agenda de programas, uma proposta de adesão ao modelo eclesiástico do lugar e um envelope de dízimo. Mas, na verdade, deveriam doar o evangelho e uma toalha. Isto para que a pessoa, pretensa convertida, saiba imediatamente do que é feito o compromisso de vida que está disposta a entregar-se.
Servir voluntariamente é uma vocação passada de Mestre para discípulo, portanto a única forma de ser peregrino!
Nesta caminhada ninguém é mais importante do que aquele que serve. Logo, todo peregrino é importante e na sua maneira de viver (escola, trabalho, lar, etc.) as pessoas podem enxergar claramente o Seu Mestre, pois é e faz exatamente como Ele ensinou e fez, não como constrangido, mas porque escolheu livremente ser amado e amar (Mt.5:16).
Fonte: desenho estilizado por CONTRA MÃOS. Você pode adquirir o original. Siga o link:
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/file_thumbview_approve.php?size=2&id=9256656
6 comentários:
Que lavemos os pés uns dos outros !
João 13:10
João 12:26
ἐὰν ἐμοί διακονῇ τις, ἐμοὶ ἀκολουθείτω, καὶ ὅπου εἰμὶ ἐγὼ, ἐκεῖ καὶ ὁ διάκονος ὁ ἐμὸς ἔσται· καὶ ἐάν τις ἐμοὶ διακονῇ, τιμήσει αὐτὸν ὁ πατήρ.
Devemos seguir servindo, como bons servos aos nossos semelhantes por mais simples ou complicados que seja devemos o assim o fazer com toalhas ou enxadas, mesmo que em momentos tristes ou alegres, devemos ter a toalha na mãos e olhar sempre em Cristo e continuar o servindo.
Infelismente, hoje os que chegam aos araias "evangelicos" já são condicionados ,não a sevir e sim ter atitudes semelhantes as de Tiago e João, Querendo apenas uma posição de DESTAQUE, contrario ao exemplo do Mestre.
Cabe então a nós, em nosso meio de influência, mudar essa triste realidade, colocando-nos a pegar uma toalha e servir.Não buscando mérito, e sim esta no centro da vontade do Senhor.
Abçs Marcos
Dizer oq mestre
diante de tal desafio
E tem falso profeta que vende toalha fedorenta para os pobres dessa nação tão contraditória.
Vai uma toalhinha aí ?
Postar um comentário