quinta-feira, maio 27

LIDERANÇA EFICAZ?! APRENDENDO A DECIDIR...

Átila da SIlva para o CONTRA MÃOS
"Bem, então os votos são os seguintes: José, Rute,
Daniel, Sidnei e Márcia são a favor da proposta.
Deus e Eu somos contra".

A mente do mundo, energizada pelo diabo (Ef.2:3), pode ser constatada em muitas áreas da vida, mas se concentra particularmente na maneira como líderes veem o poder e a tomada de decisão. Por 'mente do mundo' entendo a filosofia de vida, o jeito de ser, a maneira de ver e de se utilizar das estruturas sociais, segundo postulados que não concebem os indivíduos como pessoas, não consideram o amor, a solidariedade, a mutualidade, o bem comum.
Isso se reflete em líderes que apenas usam as pessoas para alcançar objetivos. Olham para elas como u'a massa, como um grande grupo, anulando individualidades e despojando toda a liberdade de decisão.
Na liderança da igreja institucionalizada, essa mente do mundo se utiliza de um sincretismo, sacralizando suas formas de agir e polarizando as pessoas em partidos. Comumente são apenas dois: os a favor do líder e os seus contrários. "É claro que o líder está em contato direto com Deus, sendo, portanto, a única voz espiritualmente coerente naquela comunidade". Esse pensamento é clássico na mente do mundo.
______________________
Um líder bíblico sabe que não pode agir como um promotor do curso deste mundo em seu exercício de liderança.
______________________

Não existem "dois lados", não existem "partidos", pois na Igreja de Jesus a única atenção está em fazer a Sua vontade, em parecer-se com Ele, em viver a humildade e a simplicidade como alguém que sabe que é peregrino e não fincará raízes nesse mundo, nem quererá valer-se da sua mente para dirigir sua vida.

Por isso, entender que na Igreja de Jesus todos são importantes, todos tem sua individualidade e têm com o que colaborar, que também podem ouvir a voz do Espírito Santo, é chave para manter a Mente de Cristo, onde não são salvos grupos, mas cada pessoa, individualmente, pelo milagre da Sua Graça.

Enquanto o líder na igreja pensar que o pastorado ou a liderança é um cargo hierárquico manterá sua mente como um campo fértil para o curso deste mundo.

Enquanto o líder lutar por suas idéias e disputar quem manda mais, perseverará em infundir nele e nas ovelhas de Jesus(!) mais da mente do mundo.
 "Porém, nós temos a mente de Cristo" - 1Co.2:16
Abraço.

ASSINE O CONTRA MÃOS: Clic

Um comentário:

J.Karen disse...

Incrível o texto. Gostei muito mesmo. Coloquei-o em meu blog, com as devidas identificações do autor, para enriquecer a todos com essas sábias palavras.

Com Amor & Valor.

J. Karen