quarta-feira, junho 30

DEFININDO A DEFINIÇÃO DE INFERNO...

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Constumamos colecionar definições para objetos, situações, estados e até sentimentos...

São significações que mantemos em nossos arquivos mentais a fim de operacionalizar o dia a dia e nossa relação conosco, com o próximo e com o 'bioprisma' provedor de imensa variedade de experimentações.

Desde a explicação sobre o sol ou a chuva até o amor, a tristeza, Deus, a vida, a morte, a eternidade.

No conjunto destes conceitos está a (s) definição (ões) sobre o termo "Inferno". Torná-lo inteligível para nós mesmos é missão desafiadora à nossa capacidade de catalogação, significação e arquivamento interior.

Quero ajudar nessa tarefa propondo uma definição de Inferno vinda do Prefácio do livro de Clive Staples Lewis, o "The Screwtape Letters", ou "As Cartas do Inferno" (Veja mais informes ao final), edição de 1961.

O objetivo é que você aplique a atitude filosófica bíblica sobre a citação:


"[...] humor envolve um senso de proporção e um poder de se ver a si mesmo de fora. [...] Temos uma imagem do Inferno como um estado no qual todos estão perpetuamente preocupados com sua própria dignidade e progresso, onde todos se sentem ofendidos, queixosos, e onde todos se debatem tomados por paixões mortais de inveja, soberba e o ressentimento".

Temos a grande facilidade de vermos os outros no 'inferno'... O 'demônio' é o outro.

Somente uma atitude filosófica bíblica, que me leve a questionar a minha maneira de pensar, ver, julgar, posicionar-me e arquivar todas as minhas definições rijas, absolutas, incontestáveis, poderá livrar-me do (meu) 'inferno'... e, quem sabe, também do outro.

Leia a lista de imperativos: Mt.7:3-5; Cl.3:5-11.
Leia a chamada à reflexão: Mc.8:34; Mt.23:11-15.




FONTE:
A citação: http://www.questia.com/PM.qst?a=o&d=10962267
O sensacional Site do Projeto-Drama (DVD): http://www.screwtape.com/

Nenhum comentário: