sábado, janeiro 23

O QUE É A "PONTILHA"?

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Alguns têm pedido para eu explicar o novo link do CONTRA MÃOS: Pontilha.

Dentre os significados da palavra "pontilha", escolhi três que podem expressar uma atitude de fustigação, tanto no sentido de varejar, quanto de incitar e estimular a mente e a alma com idéias curtas, objetivas, como se fossem um instrumento de ponta bastante aguda, o primeiro significado.

O resultado pode ser uma machucadura (1) na estrutura de valores e convicções dos leitores do CONTRA MÃOS ou um despertamento incitativo, a fim de que percebam a existência de outras maneiras de ver, sentir e crer, que estão além do contexto e mundivisão a que estão acostumados.

Assim, podem ser removidos, desalojados ou pinçados (2) por uma idéia, uma frase, para assumir uma atitude filosófica diante do todo da vida, e isto inclui o cristianismo que dizem seguir. 

Por isso, convido a todos os leitores a desabilitarem as defesas naturais na mente e no coração, pois escrevo para pais, filhos e filhas, irmãos e irmãs, companheiros e companheiras de peregrinação, mas, principalmente, por amor e desejo de ver Cristo formado em todos vocês.

No amor do Mestre.
Sl.25:14

NOTAS:
1. Esse efeito alude à arma curta e pontiaguda utilizada nas touradas para ferir o touro, o segundo significado. Registro o não apoio às touradas!

2. O último significado remete-nos aos tempos onde os tipógrafos usavam uma agulha para desencravarem o olho dos tipos.

Fonte dos significados:
Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0.