sábado, maio 15

CONHEÇA A ATITUDE FILOSÓFICA!

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS
Não temos muita intimidade com a Filosofia. O que um grande número de cristãos sabe é que ela serve aos opositores da fé. Mas a atitude filosófica começou muito tempo antes dos 'opositores'. Ela é encontrada ANTES dos grandes filósofos gregos! Basta uma olhadela no livro bíblico dos Provérbios para vermos atitude filosófica por todos os lados. Nesta sessão do CONTRA MÃOS incentivamos você a exercê-la de maneira criativa, produtiva e compatível com a fé cristã bíblica, não institucional.

Para saber mais sobre o que é a Atitude Filosófica leia o clássico de Marilena Chauí: "Convite à Filosofia". Veja a introdução do livro: Download.

Quando a Bíblia foi meu livro texto?

"É muito interessante como os crentes em geral tratam as Escrituras. Um grande número nem se quer sabe por onde deve começar a lê-las, apesar de afirmarem ser ela o Guia seguro para a vida e o andar nos caminhos do Senhor. Quando o assunto é "o estudo da Bíblias" o número de cristãos coerentes cai assustadoramente. Apesar disso, querem mostrar-se profusos conhecedores da Palavra de Deus em de Sua profundidade. Conseguem concordar ou discordar de posicionamentos teológico-práticos sem nunca tê-los pesquisado de maneira pessoal, dando real atenção ao assunto. Fazer afirmações dogmáticas, baseadas na tradição recebida, é a saída procurada". Átila da Silva in "Princípios Eficientes para a Interpretação Correta da Bíblia", STBL DIgit@l, p.30.