domingo, agosto 21

FÁCIL PREPARAR... FÁCIL PREGAR!

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Encontramos em nossos arquivos pessoais essa jóia (P&B) veiculada na saudosa revista Kérigma, ilustrada pelo caro Paulo Ciola.

A ilustração mostra a "difícil" tarefa de um pregador em plena fadiga de estudo!!!
Pregar assim é fácil.
Parece que o complicado é encontrar líderes que dediquem tempo e seriedade ao preparo de mensagens verdadeiramente bíblicas!
Bem, enquanto houver gente que aceite e deguste esse tipo de sermão instantâneo, haverá espaço para o negligente, o preguiçoso e o profissional administrador da fé alheia...

Algo mais para refletir:

“Ninguém precisa temer a exegese, a não ser o preguiçoso ou o negligente”. E. Haller (1)

“O ministro está negligenciando o seu Novo Testamento Grego porque está cada vez menos interessado em seu Novo Testamento em geral - menos interessado na Bíblia. A Bíblia era considerada a própria soma e substância da pregação. Um pastor fiel à sua vocação só conseguia reproduzir e aplicar a mensagem da Palavra de Deus. A atitude moderna é muito diferente. A Bíblia não é descartada, é claro, mas é tratada apenas como um recurso (...) Além disso, uma infinidade de tarefas, além de pregar e interpretar a Palavra de Deus são necessárias ao pastor moderno (...) Desta maneira, o ministro já não é um especialista na Bíblia, mas tem se convertido em uma espécie de administrador geral dos assuntos de uma congregação". J. Gresham Machen (2)

"Quem pára de crescer hoje, pára de ensinar amanhã. Estamos dispostos a pagar o preço do crescimento espiritual? Pois a verdade é que existe um preço a ser pago. O ensino eficiente não se acha à venda por aí, a preço de liquidação, não (...) a alegria e a satisfação de oferecer um ensino eficiente é por demais gratificante para ser trocado por um trabalho limitado e metas tacanhas". Howard Hendricks (3)

 FONTE:
(1). Citado por Grassmick, John D. in Exegese do Novo Testamento: do texto ao púlpito. Shedd Publicações. p.23.


(2). Artigo de J. Gresham Machen (1881 - 1937) publicado em fevereiro de 1918!
Veja a íntegra: http://www.iglesiareformada.com/Machen_Ministro_Griego.html.


(3). In Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia. pp.141 a 143.

2 comentários:

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Átila e Alice disse...

Olá Salviano,
obrigado por seu comentário.
Nosso objetivo no CONTRA MÃOS é justamente provocar um tipo de atitude de reflexão que leve as pessoas a pensar, a pesquisar e a viver a vontade de Deus dentro de seu texto e seu contexto. Fico feliz que você deseja o mesmo. Que sigamos semeando a preciosa semente, e, certamente, em breve colheremos os frutos para a glória de Deus.
Abração.
Átila
Sl.25:14