domingo, agosto 21

FÁCIL PREPARAR... FÁCIL PREGAR!

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Encontramos em nossos arquivos pessoais essa jóia (P&B) veiculada na saudosa revista Kérigma, ilustrada pelo caro Paulo Ciola.

A ilustração mostra a "difícil" tarefa de um pregador em plena fadiga de estudo!!!
Pregar assim é fácil.
Parece que o complicado é encontrar líderes que dediquem tempo e seriedade ao preparo de mensagens verdadeiramente bíblicas!
Bem, enquanto houver gente que aceite e deguste esse tipo de sermão instantâneo, haverá espaço para o negligente, o preguiçoso e o profissional administrador da fé alheia...

Algo mais para refletir:

“Ninguém precisa temer a exegese, a não ser o preguiçoso ou o negligente”. E. Haller (1)

“O ministro está negligenciando o seu Novo Testamento Grego porque está cada vez menos interessado em seu Novo Testamento em geral - menos interessado na Bíblia. A Bíblia era considerada a própria soma e substância da pregação. Um pastor fiel à sua vocação só conseguia reproduzir e aplicar a mensagem da Palavra de Deus. A atitude moderna é muito diferente. A Bíblia não é descartada, é claro, mas é tratada apenas como um recurso (...) Além disso, uma infinidade de tarefas, além de pregar e interpretar a Palavra de Deus são necessárias ao pastor moderno (...) Desta maneira, o ministro já não é um especialista na Bíblia, mas tem se convertido em uma espécie de administrador geral dos assuntos de uma congregação". J. Gresham Machen (2)

"Quem pára de crescer hoje, pára de ensinar amanhã. Estamos dispostos a pagar o preço do crescimento espiritual? Pois a verdade é que existe um preço a ser pago. O ensino eficiente não se acha à venda por aí, a preço de liquidação, não (...) a alegria e a satisfação de oferecer um ensino eficiente é por demais gratificante para ser trocado por um trabalho limitado e metas tacanhas". Howard Hendricks (3)

 FONTE:
(1). Citado por Grassmick, John D. in Exegese do Novo Testamento: do texto ao púlpito. Shedd Publicações. p.23.


(2). Artigo de J. Gresham Machen (1881 - 1937) publicado em fevereiro de 1918!
Veja a íntegra: http://www.iglesiareformada.com/Machen_Ministro_Griego.html.


(3). In Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia. pp.141 a 143.