quinta-feira, janeiro 12

Water Ink - criatividade para oxigenar o mundo!

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS
"Sabemos que toda a natureza criada geme e agoniza até agora, como se sofresse dores de parto"(1).
O texto apresenta, dentre outras lições, a justificativa da degradação da natureza: a queda espiritual do homem (verso 20). Este atua como explorador das riquezas criadas dirigido pela insanidade de sua cobiça. A relação que estabelece com o universo ao seu redor é de usufruto irresponsável, violento e individualista.(2)
Assim, fica claro para esse homem deseducado que jogar lixo pela janela do automóvel não se constitui em delito contra o seu próximo, pois o que vale mesmo é a satisfação imediata de sua pretensa necessidade. É impensável para ele deixar aquele objeto indesejável dentro de sua preciosa propriedade móvel! O egoísmo pessoal gerencia suas posturas e ações.
Os discípulos de Jesus são chamados a impactar a Terra com seu amor por tudo o que Deus criou banhados pela gratidão gerada pela graça salvadora que recebem dEle(3). Mas é muitíssimo difícil encontrar uma comunidade de fé que mantém qualquer programa de reciclagem de lixo ou de apoio a iniciativas governamentais ou do terceiro setor nesse sentido(4). É difícil encontrar um grupo que se importa realmente com as necessidades dos vizinhos e do bairro onde está instalada. Dizem que o pensamento está no céu...

O assunto não é simples, mas se começarmos a refletir sobre ele a partir da avaliação séria de nossas motivações interiores em comparação com a Palavra de Deus poderemos chegar mais rápido à sanidade e ao esclarecimento espiritual. 

Abaixo um vídeo criativo e que pode ajudar você a pensar melhor sobre o assunto:(5)
"Dirty water is the leading cause of death in the world. Journalists, help us spread the word" - Água poluída é a principal causa de morte no mundo. Jornalistas, nos ajudem a espalhar a palavra(6).


FONTES E OBSERVAÇÕES:
1. Romanos 8:22 - junção das traduções NVI e Almeida 21: .
2. Foto obtida em: www.cibergentil.wordpress.com.
3. Veja o sensacional texto de Tito 2:11,12 - "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens e ensinando-nos para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa" (Almeida 21). Isso não inclui uma ação de preservação da glória de Deus como revelada na criação? Veja ainda Rm.1:20 e Salmo 19.
4. Muitas vezes denominações ajudam a depredar o patrimônio da natureza implantando trabalho em terras de invasão com o fito de levar a salvação! Haveria condições de conjugar as duas iniciativas (Pregação e Preservação) conforme a vontade de Deus? Ou o que acontece com esse mundo não importa ao discípulo? 
5. World Water Day - Solidarités International: http://www.solidarites.org/eau-potable/campagne-Journee-Mondiale-de-leau-2011-eng.shtml.  
6. Tradução nossa.

2 comentários:

Helen Cassia disse...

Acessem meu blog http://hcassia.blogspot.com/
Seu blog é muito interessante. Segui o meu que eu to seguindo aki.

Átila e Alice disse...

Olá Helen Cássia. Agradeço sua visita. Vou visitar o seu blog. Abraço e que Jesus a abençoe sempre!
Átila