sábado, março 2

SER AGRADECIDO É UMA ARTE... É UMA DECISÃO!

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Na vida diária, devemos ver que não
é a felicidade que nos faz agradecidos,
mas a gratidão é que nos faz ser alegres. 
"Agradecer" é um verbo não muito conjugado hoje.
Uma ação quase esquecida... 
Sua origem vem da palavra "grado", ou seja 'vontade'. Daí termos as expressões 'de bom grado' (Boa vontade) 'de mau grado' (Má vontade) (1).
Isso nos traz de volta à ideia de que precisamos empurrar nossa vontade em direção ao agradecimento.
Mas como é difícil mobilizá-la para reconhecer algo que nos tem beneficiado, muito ou pouco. Erigimos um pedestal de mau grado calçado por desculpas:
É a correria cotidiana, o cansaço, o esquecimento, o desligamento, a rotina estafante, as dores nas costas, etc. Na verdade é o nosso juízo de valores orgulhoso que indica o que merece ou não ser notado e correspondido com o assentimento da gratidão pessoal.
A vida motivada pelo consumismo e pela obtenção e acúmulo de lucro, além de nossa falta de educação para a civilidade, nos impedem de ver nosso benefício acontecendo pelas mãos de outras pessoas.
A postura natural é enterrarmos a cabeça na areia da presunção e devanear no auto-convencimento de que todos não fizeram mais que sua obrigação em nos tratar bem, em nos facilitar a jornada, em nos receber, em nos abençoar, em nos proporcionar algo de bom, em nos ver como Deus nos vê.
Enquanto nos fechamos na falta de vontade, nos tornamos gente amarga e que confia na sua força ou nos recursos que possui. Isso é escuridão de alma... 

Uma boa meditação para domar a sua vontade pode ser Cl.2:6,7 e 4:2 (NVI):

"Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,... transbordando de gratidão. Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos".

Olhe ao seu redor e tire um pequeno momento para agradecer a Deus. Depois, lembre-se de pessoas que têm sido usadas por Ele para acrescentar o que hoje você usufrui. 

NOTAS:
(1). Textos: Colossenses 2:6,7. No grego koinē (Escrita também empregada no Novo Testamento bíblico) encontramos a palavra "εὐχαριστός" (eucharistós) que significa "grato, agradecido". Também "εὐχαριστία" (eucharistía): gratidão. Um texto onde essa palavra ocorre:

"Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?" 1 Ts.3:9. 


2 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Seu blog é muito bom, gostei de tudo o que vi e li, dou-lhe meus parabéns. É o dever de cada um honrar os que servem, sem nos desviar-mos da verdade, no entanto devemos também honrar os mais pobres ou pequenos na igreja porque são esses que tem falta dela , mesmo aqueles que parecem nada darem, ou que parece não terem nada para oferecer. Como disse seu texto é muito bom.
Com votos de grandes vitórias na sua vida.
PS. Se desejar faça uma visita e deixe seu comentário. Se pretender seguir saiba que irei retribuir.
Sou António Batalha.

Átila e Alice disse...

Muito obrigado, Antônio. Fico feliz com suas palavras. O desejo é fazer crescer, é edificar, é abrir o coração para o Verdadeiro Evangelho. Vou visitar seu blog.
Abraço e muito obrigado.
Átila
No amor do Mestre.