quarta-feira, dezembro 28

SANTIFICAÇÃO PARA O NOVO ANO

Átila da Silva para o CONTRA MÃOS

Releia sua visão sobre o que é a santificação, pois o novo ano está chegando:

“Santificação é o aumento progressivo da consciência sobre o pecado pessoal, do dano que causa e da solução para ele, que só existe na comunhão sincera e verdadeira com Deus".

Jogue fora o legalismo espiritual. A santificação não tem a ver com o esforço próprio por livrar-se dos pecados até não cometermos mais pecado - então 'santos'. Não tem a ver inicial e diretamente com 'menos pecado', mas com a consciência acerca do pecado em ação em mim e no mundo. Romanos 8.1-15 nos ajuda a entender isso:

1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, 2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. 3 Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, 4 a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. 6 A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; 7 a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. 8 Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.9 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.12 Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela.13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, 14 porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.15 Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
Assim, posso entender que a santificação trabalha em mim para que eu entenda cada vez melhor quem sou eu e Quem é o Senhor que escolhe conviver comigo, ainda estando eu envolvido pela inexorável realidade do pecado. Quanto mais sou santificado, mais tenho visão acerca de mim mesmo e mais necessidade de andar com Cristo, porque, sozinho, não poderei manter uma vida cristã autêntica, nem agora, nem no novo ano!

FONTE:

Texto bíblico: Nova Versão Internacional